Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Corvida
Família: Vireonidae
 Swainson, 1837
Espécie: V. chivi

Nome Científico

Vireo chivi
(Vieillot, 1817)

Nome em Inglês

Chivi Vireo


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Juruviara

A juruviara é uma ave passeriforme da família Vireonidae. Também denominado popularmente de jiruviara, trinta-e-um, juruvira, vira vira e outras variações, além do nome chorão-da-mata.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) Vireo = gênero Vireo (Vieillot(1808)) pequena ave migratória verde; e de chivi = onomatopeia francesa. ⇒ Pequena ave migratória verde ou pequena ave verde que emite o som chivi.

Características

Mede 14 cm de comprimento. É detectada pelo canto, simples e repetitivo mas melodioso. Quase nunca deixa a folhagem das árvores, e não é muito frequente vê-la, já que, por ser pequena, de colorido apagado e de comportamento discreto, não costuma chamar a atenção. Na Amazônia pode ser confundida com seus primos migratórios ( Vireo altiloquus, Vireo flavoviridis e Vireo olivaceus ), que migram para a região entre outubro e março, fugindo do inverno do hemisfério norte, diferindo-se destes principalmente por não ter o olho tão vermelho. Os cantos são parecidos e às vezes as espécies podem ser encontradas juntas.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Alimentação

Percorre as copas das árvores em busca de seu alimento, que consiste em insetos pequenos (vespinhas, lagartas, formigas, besouros, cupins), aranhas e às vezes frutinhos ou pedaços de frutos grandes, como o da embaúba. Aprecia os frutos da tapiá ou iricuruna (Alchornea glandulosa).

Reprodução

O ninho, apoiado na forquilha de um ramo de árvore, é uma tigelinha de parede delgada e funda, feito com capins e folhas secas por fora e capins finos no interior; externamente é revestido por musgos verdes, presos por fios de teias de aranha e de casulos de larvas de borboletas. Tal ninho mede 8 cm de altura e 8 cm no diâmetro externo. Os 3 ovos brancos com salpicos pretos, pouco numerosos, na metade do pólo do rombo, medem 20 por 15 milímetros. O macho raramente, ou nunca, toma parte na incubação e no cuidado com os filhotes, colaborando, contudo, na alimentação destes. Os períodos de incubação e de permanência dos filhotes no ninho são de 13, e 11 ou 12 dias, respectivamente.

Hábitos

A juruviara é migratória e vive no estrato médio das árvores.

Distribuição Geográfica

Esta espécie teve origem na elevação de suas subespécies geograficamente distintas ao grau de espécie.(CBRO 2014) A primeira (Vireo olivaceus olivaceus) tornou-se Vireo olivaceus e é característica da América do Norte, migrando até a Amazônia e a outra (Vireo olivaceus chivi) tornou-se Vireo chivi e é particular da América do Sul, sendo portanto a espécie que ocorre na maior parte do Brasil dentre as duas.

Referências

Galeria de Fotos